propaganda

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Segurando as Pontas

Título Original: Pineapple Express (2008)
Com: Seth Rogen, James Franco, Gary Cole, Rosie Perez e Danny Mcbride
Direção: David Gordon Green
Roteiro: Seth Rogen, Evan Goldberg, Judd Apatow
Duração: 111 minutos


Nota: 3 (bom)

A turminha de Judd Apatow está mais uma vez reunida em “Segurando as Pontas”. Além de produtor ele escreveu o roteiro junto com Seth Rogen, que também atua, e Evan Goldberg. Esses três foram também os autores de “Superbad”. Imaginem agora esses caras em uma comédia sobre maconheiros. Diversão garantida!

A referência clara fica na dupla Cheech & Chong, mas aqui em ‘Segurando’ a coisa vai além da comédia ao apostar também numa paródia de filmes de ação e de “macho” dos anos 80, só que os protagonistas não têm o mesmo perfil de astros de filmes de aventura.

A premissa do filme é bem sem noção. Dale Denton (Rogen) é entregador de intimações judiciais. Durante uma entrega ele acaba presenciando um assassinato. Um traficante local junto com uma policial matando um traficante rival. O problema é que Dale estava fumando um para relaxar e ao presenciar a cena acaba fugindo desesperado, deixando o baseado cair no chão.

Esse baseado, conhecido como Pineapple Express (título original do filme), acaba sendo a pista que vai fazer com que o traficante mande seus capangas atrás dele. Sem saber o que fazer ele acaba indo pedir ajuda a seu traficante Saul (James Franco) e os dois fogem desesperados sem saber exatamente o que fazer. Isso claro sem deixar de continuar fumando a erva. Está montada então uma rede de confusões que irão render ótimas situações.

O grande destaque do filme sem dúvidas é a atuação de James Franco como Saul. Com certeza essa é a melhor atuação de sua carreira. Esse não foi seu primeiro papel cômico, mas ultimamente ele tinha feito apenas papéis dramáticos e essa foi uma grande oportunidade de voltar ao humor.

O grande problema foi ter criado muita expectativa em relação ao filme e não ter correspondido ao que eu esperava. Não que seja ruim, é bem legal e divertido, mas não é tão engraçado quanto “Superbad” ou bom quanto “Ligeiramente Grávidos”. Mesmo assim é mais uma prova do talento de Apatow e sua turminha, que depois da decepção de “O virgem de 40 anos” só fez coisas boas.

* Infelizmente esse filme não vai ser mais lançado nos cinemas por aqui chegando direto em dvd. Diz a lenda que um diretor brasileiro da Sony Pictures assistiu o filme e achou muito "pesado" em relação ao tema maconha e vetou o lançamento no cinema. Depois reclamam da pirataria.

4 comentários:

Thiago disse...

Estou doido para assistir esse filme! O Mclovin deveria fazer uma ponta.

Maína Pinillos Prates disse...

Que filmes são esses que você anda assistindo??

Madonna está louca pra conhecer a gente, contando os dias!!

Love you

Rodrigo Carreiro disse...

Até gostei de Superbad, mas em geral essas comédias não me agradam. Você tá baixando esses filmes todos?

Ramon Pinillos Prates disse...

Esse aí foi baixado sim, já que decdiram não lançar no cinema por aqui.

Vale observar que hoje saíram os indicados ao Globo de Ouro e James Franco foi indicado a melhor ator por comédia ou musical pela atuação nesse filme. Muito bom! Por mim ele concorria ao Oscar fácil.