propaganda

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O Estranho Mundo de Tim Burton

Título Original: Tim Burton: A child’s garden of nightmares
Autor: Paul A. Woods
Tradução: Cassius Medauar
Editora: LeYa
Número de Páginas: 344

Se você assim como eu é fã do trabalho do cineasta Tim Burton então o livro “O Estranho Mundo de Tim Burton” é um item obrigatório na sua prateleira.

Basicamente o livro é compilação de textos jornalísticos e entrevistas sobre e com Tim Burton que abrangem toda a carreira do diretor desde seu início na Disney com a animação “Frankenweenie” até seu último filme “Alice no país das maravilhas”.

Os textos estão em ordem cronológica dos filmes e foram escritos na época de seus respectivos lançamentos. Eles são bem interessantes pois trazem muitas curiosidades em relação aos filmes e também ajudam a entender e acompanhar a evolução da carreira do diretor através da recepção da crítica e do público.

Paul A. Woods, o autor do livro, conseguiu reunir textos que ajudam a tentar entender o que se passa na cabeça de Burton e como isso se reflete de alguma maneira em seus filmes. É interessante perceber como o autor chegou a conclusão em sua pesquisa de como o diretor é uma espécie de adulto com mente de criança, além de ser bastante tímido.

Após a leitura do livro fiquei com vontade de assistir novamente cada um dos filmes da filmografia de Burton. Uma boa sugestão seria assistir cada filme e depois ler o capítulo relacionado, mas infelizmente não consegui colocar isso em prática.

Minha única crítica em relação ao livro é que talvez fosse interessante que ele tivesse mais fotos, senti um pouco falta disso, principalmente algumas de bastidores dos filmes. Mas tudo bem, os textos são muito bons e interessantes e acho que podem servir além dos fãs também para os interessados em conhecer mais sobre a carreira do diretor.

2 comentários:

Marcio Melo disse...

Ano que vem entra na meta de leitura esse ai

Tucha disse...

Imagino vc fã do Tim o quanto deve ter curtido, me coloque na fila de leitura.
beijos