propaganda

terça-feira, 24 de abril de 2012

Jogos Vorazes

Título Original: Hunger Games (EUA , 2012)
Com: Jennifer Lawrence, Liam Hemsworth, Josh Hutcherson, Wes Bentley, Woody Harrelson, Elizabeth Banks, Donald Sutherland, Stanley Tucci e Lenny Kravitz
Direção: Gary Ross
Roteiro: Billy Ray, Gary Ross e Suzanne Collins
Duração: 142 minutos


Nota: 3 (bom)

O filme “Jogos Vorazes” é a mais nova franquia feita para o público adolescente baseada na trilogia escrita por Suzanne Collins. A idéia da história é interessante, apesar de não ter muita coisa assim tão original. O elenco foi bem escolhido, a começar pela protagonista.

Jennifer Lawrence que recentemente foi indicada ao Oscar pelo filme “Invernoda Alma” e seguiu rumo ao estrelado em outra franquia: “X-Men - Primeira Classe”. Agora foi sua grande chance como protagonista e ela está muito bem mais uma vez.

O elenco também conta com nomes importantes como Donald Sutherland, Stanley Tucci e Woody Harrelson que entregam boas atuações. Elizabeth Banks também está bem e quase irreconhecível graças a maquiagem e ao figurino. Outro destaque, dessa vez negativo, é a presença do cantor Lenny Kravitz. Ele não chega a comprometer, mas deixa bastante a desejar.

Na trama somos apresentados a um mundo futurista que foi dividido em 12 distritos e uma capital após uma guerra civil. Para “comemorar” o fim da guerra, todo ano são promovidos os Jogos Vorazes. Cada distrito sorteia 2 representantes (1 masculino e 1 feminino) entre 12 e 18 anos. Os jogos são um reality show transmitidos ao vivo pela televisão onde os 24 concorrentes se enfrentam até a morte numa arena controlada pelo governo onde poderá haver apenas 1 sobrevivente.

Então somos apresentados a nossa “heroína” Katniss Everdeen (Lawrence) que acaba se voluntariando a participar dos jogos no lugar de sua irmã que havia sido sorteada. Ela e Peeta Mellark (Josh Hutcherson de “Minhas mães e meu pai”) serão os representantes do Distrito 12, que é o mais pobre de todos.

A história possui como pano de fundo uma crítica a cultura do culto da sociedade aos reality shows, violência, controle do governo e outras coisas. Tudo é muito sutil, mas é positivo. Ainda assim acho que talvez a trama pudesse ter um teor crítico maior. Mas como o objetivo é agradar um público mais abrangente a começar pelos jovens, a coisa fica meio de lado.

Outra coisa que foi atenuada foi a violência, afinal de contas se trata de um jogo onde apenas 1 pessoa irá sobreviver. Mais uma vez a questão do alance do público falou mais alto, ainda mais para não se criar polêmica em clima da glamorização da violência. Mesmo assim o filme funciona bem nas cenas de aventura, misturando bem com toques de drama, romance e um pouco de humor.

Outra elementos que chamam a atenção são a direção de arte, figurinos e maquiagem. Na tentativa de criar um novo mundo talvez tenha exagerado um pouco na ambientação que acaba muitas vezes chamando a atenção demais, tirando o foco da história sem necessidade.
No final das contas o resultado é positivo, apesar de alguns problemas (alguns já citados). Eu não consigo enxergar uma trama para 3 filmes, muito menos para 3 livros. Mas mesmo assim a história do primeiro filme termina num ponto que eu não consigo imaginar para onde a trama possa caminhar, o que é positivo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Acho que Lenny Kravitz estava dispensável. Não mostrou muita coisa mas também não fez nada de ruim...
Para nós teve pouca violência, mas eu confesso que eu me assustei quando começaram os jogos e tinham crianças sendo esfaqueadas, mas acho que me choquei mais pelo fato de ser um filme voltado para o público juvenil.
Gostei de Jogos Vorazes.
=1

Marcio Melo disse...

Gostei bastante do filme mesmo com todas as "atenuações" realizadas para conseguir um publico mais abrangente.

Além da diversão existe um "algo a mais", uma crítica no pano de fundo e acho que por isso gostei até mais do que você do filme.

Também não entendo como podem ser 3 livros se a história nessa primeira parte foi bem fechadinha.

Vamos esperar o que nos aguarda daqui pra frente