propaganda

sábado, 2 de março de 2013

As Vantagens de ser invisível

Título Original: The Perks of Being a Wallflower (1999)
Autor: Stephen Chbosky
Tradução: Ryta Vinagre
Editora: Rocco
Número de páginas: 224

 
Gostei tanto do filme que fiquei bastante curioso para ler o livro “As Vantagens de ser invisível” com o objetivo de me aprofundar mais na história. Ainda mais que o próprio autor Stephen Chbosky que dirigiu e escreveu o roteiro da adaptação para o cinema.

Agora aconteceu uma coisa interessante em relação a minha lida do livro. Ele foi tão bem adaptado ao cinema que o livro não pareceu acrescentar muita coisa a história. Isso é algo muito raro de acontecer. Talvez por ter apenas 224 páginas e por ser uma leitura leve, acabou ficando “fácil” de adaptar num filme.

A principal diferença é na narrativa. No livro toda a história é contada por Charlie, o personagem principal da trama, em formas de cartas que ele escreve para um amigo. Isso torna a história mais pessoal. E para quem está lendo é interessante pois você fica com a impressão que as correspondências estão sendo escritas para você, como se o leitor fosse o amigo de Charlie. Ainda mais que nada é dito sobre esse amigo que recebe as cartas.

Uma das coisas que eu tava mais interessado em saber era sobre a relação entre Charlie e sua tia Helen. No final do filme a trama insinua um fato ocorrido entre os 2. No livro isso é explicado melhor e até como afetou o personagem em outro determinado momento da história.

E na parte de referências pop, o livro cita mais nomes de bandas e músicas, principalmente quando Charlie está descobrindo as músicas e montando fitas para entregar aos amigos. Já o filme explora melhor a referência ao filme “Rocky Horror Picture Show” e também o uso da música “Heroes” de David Bowie, que salvo engano nem é citada no livro.

Confesso que acabei gostando mais do filme do que do livro, mas talvez isso seja apenas pelo fato de ter tido contato primeiro com o filme. Ainda assim a leitura foi bastante válida e recomendo para aqueles que assim como eu também gostaram bastante do filme. Garantia de uma excelente leitura.

2 comentários:

Marcio Melo disse...

O fato de ter sido adaptado pelo próprio autor do livro também contribui para o filme ser tão lindo.

Estou com ele aqui ainda para ler, estou deixando mais para frente, para quando o filme esfriar um pouco na minha mente.

Tucha disse...

Pois é sempre foi assim, precisa da motivação do cinema para chegar a literatura. Beijo