propaganda

domingo, 11 de abril de 2021

Minari - Em Busca da Felicidade

Minari - Em Busca da Felicidade, do diretor Lee Isaac Chung, aborda o tema do sonho americano do ponto de vista de uma família coreana, que vive nos EUA em busca de melhores condições de vida. A trama se passa nos anos 1980 e apresenta os Yi, que se mudam da Califórnia para a área rural do estado do Arkansas.

O objetivo de Jacob, o pai, é montar a sua própria fazenda, onde pretende cultivar produtos coreanos, pois a quantidade de pessoas do país que vem da Coréia para os Estados Unidos é muito grande. Mas para Monica, a mãe, a família é o mais importante. Os 2 estão em crise no casamento, constantemente em conflito, enquanto cuidam dos 2 filhos pequenos, sendo que o mais novo tem um pequeno problema de saúde.

O roteiro, escrito pelo próprio Lee Isaac Chung, foca na dinâmica familiar dos Yi, apresentando as dificuldades da adaptação cultural e o conflito entre a importância da família, algo da cultura coreana, e a importância em ser bem sucedido financeiramente. É interessante ver a divergência do ponto de vista entre Jacob e Monica, onde para ele é fundamental se mostrar próspero para os filhos, totalmente influenciado pelo sonho americano, enquanto para ela o crucial é ter condições de manter a família de maneira digna.


Outro elemento familiar importante é a chegada de Soon-ja, mãe de Monica, para ajudar com as crianças enquanto os pais estão trabalhando. A atriz Youn Yuh-jung é fantástica e cria um clima mais leve e divertido na dinâmica da família Yi, principalmente na relação dela com o neto pequeno. A interação entre eles é um dos destaques de Minari.

Um outro tema citado em Minari é a religião, que surge principalmente no personagem Paul (Will Patton). Ele vira ajudante da fazenda de Jacob e o seu comportamento exagerado em relação a religião chama a atenção do senhor Yi. Além disso, a família também usa a igreja como uma forma de se socializar na nova cidade, já que a religião é uma das coisas que a cultura dos países têm em comum.


Na parte técnica Minari também é muito competente, com destaque para a fotografia que capta muito bem a beleza do interior dos EUA, e também a trilha sonora, que define bem o tom agridoce da narrativa. Sem dúvidas, o principal elemento positivo do filme é o elenco, que constrói muito bem a jornada dos personagens com muita química na dinâmica entre si.


Em síntese, Minari capta muito bem o espírito dos anos 1980 nos EUA, época do governo de Ronald Reagan, início do neoliberalismo, onde através do ponto de vista de uma família coreana mostra as principais nuances da busca frustrante pelo sonho americano.


Classificação:


Título Original: Minari (EUA, 2020)
Com: Steven Yeun, Han Ye-ri, Alan Kim, Noel Kate Cho, Youn Yuh-jung e Will Patton

Direção: Lee Isaac Chung

Roteiro: Lee Isaac Chung

Duração: 115 minutos

Nenhum comentário: