propaganda

quinta-feira, 8 de abril de 2021

Nomadland (2020)

O filme Nomadland, de Chloé Zhao, faz um estudo de personagem muito interessante ao mostrar um pouco da vida de uma mulher que vive como uma nômade moderna. A trama se passa nos EUA, então é bom lembrar que em 2008 o país passou por uma enorme crise financeira, que foi causada por causa do mercado imobiliário. Assim diversas pessoas perderam suas casas e morar no carro foi uma opção para muita gente.
A protagonista do filme é Fern, interpretada de maneira brilhante pela atriz Frances McDormand, uma mulher que perdeu o marido e o emprego, então decidiu virar uma nômade. Ela adaptou uma van para ser sua residência, então ela transita pelo país em busca de empregos temporários, enquanto “foge” dos lugares quando começa a esfriar.

Nomadland acompanha a jornada dessa personagem sem apresentar uma narrativa muito clara, o objetivo do filme de Chloé Zhao é entender a situação dessa mulher. McDormand se entregou totalmente a viver a protagonista, então ela passou um tempo morando na van e realmente realizou alguns dos empregos temporários vistos no longa-metragem. A imersão da atriz impressiona e torna a trama muito realista, quase um documentário.

Inclusive, tirando ela e David Strathairn, que interpreta um amigo e quase interesse romântico de Fern, o resto das pessoas que aparecem interpretam elas mesmas. Assim as histórias que vemos dos nômades são reais e vividas pelas próprias pessoas. Isso torna a experiência de assistir Nomadland ainda mais interessante e imersiva.
Na parte técnica o filme também é ótimo, apresentando uma fotografia muito bonita que capta a beleza natural de muitos lugares dos EUA. Isso é importante, já que o filme é um road movie, então a cinematografia é fundamental para que o público se aproxime ainda mais da narrativa.

Em síntese, Nomadland é um ótimo filme e que graças principalmente a excelente performance de Frances McDormand se torna uma história com muito diferencial. O ritmo contemplativo é importante para ajudar a captar bem a jornada “espiritual” da personagem onde tentamos entender as motivações da protagonista em seguir com esse estilo de vida.

Classificação:


Título Original: Nomadland (EUA, 2020)
Com: Frances McDormand, David Strathairn, Linda May e Swankie

Direção: Chloé Zhao

Roteiro: Chloé Zhao

Duração: 108 minutos

Nenhum comentário: