“Top Gun: Maverick” é melhor que Top Gun em todos os aspectos, menos na trilha Sonora. Realmente é muito difícil superar as músicas do longa-metragem de Tony Scott. O filme de Joseph Kosinski já transporta o espectador para o universo criado em 1986 rapidamente ao começar sua obra exatamente da mesma forma, usando imagens dos caças e do navio porta-avião utilizando a música tema “Top Gun Anthem” de Harold Faltermeyer seguida de “Danger Zone” de Kenny Loggins.
O roteiro também usa uma estrutura narrativa similar a do filme de 1986, mas consegue explorar melhor o drama dos personagens. Além disso, constrói uma trama que faz mais sentido e que tem uma história de verdade.
Na trama reencontramos com Maverick, que é recrutado pela Top Gun para ensinar uma nova turma de pilotos especialmente para uma missão. Dentre os alunos temos Rooster (Miles Teller), filho de Goose -- parceiro de Maverick que morreu no filme de 1986 -- que segue os mesmos passos do pai e tem um rancor com o personagem de Tom Cruise.
É interessante ver Maverick agora como professor e como o filme explora também a relação dele com Rooster, quase como pai e filho, e de como o protagonista ainda guarda o sentimento de culpa pela morte de Goose. Mas sem dúvidas um dos momentos mais emocionantes de “Top Gun: Maverick” é o encontro do personagem de Tom Cruise com Iceman, vivido por Val Kilmer.
Contudo, é na parte da ação que “Top Gun: Maverick” apresenta todo o seu potencial. Se o filme de 1986 já era muito bom em misturar cenas de aviões reais com efeitos práticos, na continuação de 2022 isso vai mais além. Agora os atores foram filmados de verdade dentro dos caças e a produção teve mais acessos à caças de verdade que misturados com computação gráfica tornam as cenas incrivelmente realistas. A imersão é impressionante e é difícil não ficar impactado com esses momentos, especialmente no final do longa-metragem.
Em síntese, "Top Gun: Maverick” pega o sentimento de nostalgia com o filme de 1986 e acrescenta uma história mais interessante e efeitos especiais impressionantes, resultando em um longa-metragem extremamente divertido e emocionante. Sem dúvidas um dos melhores de 2022.
Classificação:
Título Original: Top Gun: Maverick (EUA, 2022)
Com: Tom Cruise, Miles Teller, Jennifer Connelly, Jon Hamm, Glen Powell, Lewis Pullman, Ed Harris e Val Kilmer
Direção: Joseph Kosinski
Roteiro: Ehren Kruger, Eric Warren Singer e Christopher McQuarrie; história de Peter Craig e Justin Marks
Duração: 179 minutos
Nenhum comentário:
Postar um comentário