propaganda

sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Red Hot Chili Peppers em Brasília

A banda californiana Red Hot Chili Peppers esteve no Brasil em 2023 para apresentar a turnê dos discos “Unlimited Love” e “Return of the Dream Canteen”, ambos lançados em 2022. Esses álbuns marcaram a volta do guitarrista John Frusciante, que volta e meia sai e retorna para o grupo. Ele tinha saído em 2009 e retornou em 2019 para gravação dos novos trabalhos. Dessa forma junto com Chad Smith (bateria), Flea (baixo) e Anthony Kiedis (vocal) essa seria a formação clássica do Red Hot.

Quando eles sobem ao palco é possível visualizar a alegria deles em estarem juntos tocando novamente ao vivo. A química especialmente entre Frusciante e Flea é muito boa, parecendo tão à vontade, como se estivessem fazendo uma jam e não se apresentando para um estádio cheio. Não por acaso Red Hot Chili Peppers começa o show justamente fazendo uma jam, que é justamente uma improvisação. Em seguida eles já emendam “Around the World”, que faz o público vibrar bastante.

A questão de ver o Red Hot Chili Peppers ao vivo é que eles não repetem o mesmo repertório de um show para o outro. Para quem é fã e consegue ver mais uma apresentação é ótimo, pois é possível ver uma boa variedade de músicas. Já para os fãs mais casuais isso causa um “problema”: nem todos os hits são tocados. O grupo já tem mais de 30 anos de carreira, então em show de menos de 2 horas sempre vai ficar aquela sensação de que alguma música ficou de fora.
O repertório contou com hits como "Scar Tissue" e "Dani California", mas felizmente a banda incluiu também músicas novas. O disco “Unlimited Love” foi lembrado com quatro canções, enquanto o “Return of the Dream Canteen” foi ignorado. E claro, só tivemos músicas da época em que Frusciante estava presente nas gravações. A única exceção foi “Pea”, do “One Hot Minute”, que é cantada e executada apenas por Flea, momento que ele aproveita para protagonizar o show.

A química da banda ao vivo é muito boa e com certeza John Frusciante faz diferença na execução ao vivo. Talvez Kiedis pudesse ter interagido mais com os fãs e sido um pouco mais carismático, mas através das músicas eles entregam o que o público que estava ali presente queria ver e ouvir. Talvez o show pudesse ter sido um pouco mais longo, mas pelo menos não se torna cansativo. O Red Hot Chili Peppers encerrou o show com "Give It Away", talvez o seu maior hit, fechando a apresentação em alta, deixando a plateia eufórica e com a sensação de “quero mais”. Isso é fundamental para um bom show de rock funcionar.

Red Hot Chili Peppers
Dia: 07 de Novembro de 2023
Local: Estádio Mané Garrincha - Brasília – DF

Repertório:

Nenhum comentário:

Postar um comentário