propaganda

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Compramos um Zoológico

Título Original: We Bought a Zoo (Estados Unidos , 2011)
Com: Matt Damon, Scarlett Johansson, Thomas Haden Church, Colin Ford, Maggie Elizabeth Jones, Angus Macfadyen, Elle Fanning, Patrick Fugit e John Michael Higgins
Roteiro: Cameron Crowe e Aline Brosh McKenna
Direção: Cameron Crowe
Duração: 124 minutos

Nota: 5 (excelente)

O diretor Cameron Crowe voltar a fazer um filme de ficção com “Compramos um Zoológico”. Seu último trabalho tinha sido "Tudo Acontece em Elizabethtown", de 2005, e nesse período dirigiu 2 documentários, entre eles o “Pearl Jam Twenty”.

Seus filmes sempre tem um lado pessoal, mas dessa vez a história é baseada em fatos reais de terceiros, mais precisamente no livro "Compramos um Zoológico: A Incrível História de uma Jovem Família, Um Zoológico em Pedaços e de 200 Animais que Mudaram Suas Vidas para Sempre". Apesar disso ele conseguiu dar o seu tom pessoal a história e a transportou da Inglaterra para os EUA.

Na história Benjamin Mee (Matt Damon) é um pai de 2 filhos: a pequena Rosie (Maggie Elizabeth Jones), e o adolescente Dylan (Colin Ford), que após um tempo da morte da esposa resolve fazer uma mudança para salvar sua família. Ele resolve comprar uma casa que na verdade é um zoológico com problemas. Ele vê nisso a oportunidade de viver uma aventura diferente e assume os riscos pensando no melhor para a família. Ele conta com boa vontade e paixão da equipe do lugar liderada por Kelly Foster (Scarlett Johansson).

Um filme com crianças, animais e drama teria tudo para cair nos piores clichês e ter um resultado desastroso. Felizmente nas mãos de Crowe o resultado é excelente. Ele coloca os seus toques pessoais e tudo funciona muito bem. A ótima trilha sonora nos momentos certos e tira dos atores ótimas performances construindo uma trama que realmente consegue mexer com as emoções do espectador sem soar piegas.

O elenco está muito bem. Damon está ótimo no papel de homem comum e pai de família. Sua vida pessoal ajudou na construção do personagem. Johansson também achou um papel que não explorasse tanto sua beleza física e está muito bem. Mas o destaque mesmo são os jovens Maggie Elizabeth Jones, Colin Ford e Elle Fanning (“Super 8”, “Um lugar qualquer”).

A trilha sonora também sempre merece destaque nos filmes de Crowe. Além de suas seleções de músicas o filme conta com trilha sonora composta por Jónsi, músico do grupo indie islandês Sigur Rós. A parceria funcionou muito bem. A trilha é um dos elementos principais na filmografia de Crowe e aqui funciona perfeitamente.

A música é um elemento tão fundamental que Crowe convenceu os atores a participar do filme mandando pra eles uma seleção de músicas que ajudavam a compor o personagem. E durante as filmagens as músicas também contribuíam para compor o ambiente.

Trilha sonora, atores, história, tom da trama, ficou faltando apenas falar dos animais. Eles também merecem destaque e contribuem bastante na construção do filme. Devem ter dado um bom trabalho, mas eles são também um elemento de destaque do filme.

O resultado é mais um excelente trabalho de Crowe que reúne os principais elementos de destaque da sua filmografia em mais um excelente filme que mistura muito bem o tom de drama com comédia e tem o tema mais abrangente de seus filmes podendo ser assistido por toda a família.

Obs: Talvez por esse tom família a Fox Filmes do Brasil fez a besteira de distribuir o filme com grande maioria de cópias dubladas. Felizmente aqui em Brasília teve uma cópia legendada, mas fica aqui registrada a reclamação.

4 comentários:

Tucha disse...

Fiquei animada com seu comentário... vou ver e digo depois o que achei.

Marcio Melo disse...

Aqui só apareceram cópias dubladas, portando esperarei aparecer na locadora torrent em uma boa qualidade para assistir. Parece ser bom realmente.

Vanessa Sagossi disse...

Jura que é excelente? Agora, então, entrou para minha lista.


Vanessa Sagossi
comentandoofilme.blogspot.com

Marcio Melo disse...

Porra man, não vi nos cinemas devido a ditadura da dublagem, todas as cópias estavam dubladas. Só depois de muito tempo vim assistir na locadora torrent (como havia comentado logo acima) e PQP man!

Que filme LINDO, emocionante, excelente. Crowe é foda né?