propaganda

segunda-feira, 12 de junho de 2006

Lista de “filmes românticos” favoritos

Aproveitando hoje a data, dia dos namorados, vou aproveitar para fazer a minha lista de “filmes românticos” favoritos. A lista é baseada apenas no meu gosto pessoal, é claro. Mas é se você achou que ficou faltando algum é só deixar um comentário dizendo o(s) seu(s) favorito(s). Talvez alguns deles nem sejam bons para serem assistidos hoje por serem um pouco “fortes” e “tristes”. Mas enfim, sem mais enrolações vamos a lista e pequenos comentários a respeito de cada filme.


Casablanca
(1943)
diretor: Michael Curtiz
elenco: Humphrey Bogart, Ingrid Bergman

Esse com certeza é um dos maiores clássicos da história do cinema. E eu só fui assistir ano passado. Um absurdo! Uma história de amor e sacrifício. O casal Rick e Ilsa se conhecem durante a segunda guerra e se reencontram depois da separação. Ele agora é gerente de um bar na cidade de Casablanca e ela é esposa do líder da resistência Tcheca à procura de um meio de fugir para a América. “You must remember this, a kiss is just a kiss”. “Play it again San”.


Moulin Rouge
(2001)
diretor: Baz Lurhman
elenco: Nicole Kidman, Ewan Mcgregor

Musical, comédia e tragédia. Essa é a fórmula desse filme. Lurhman tinha tentando antes dar sua visão a “Romeu e Julieta”, mas foi somente com esse filme que ele conseguiu acertar a mão tanto no romantismo quanto no tom trágico da história. Tudo isso graças aos protagonistas. Nicole e Ewan estão fantásticos! E as músicas feitas com base em diversas músicas pop famosas são geniais!


Embriagado de Amor
(Punch-Drunk Love - 2002)
diretor: Paul Thomas Anderson
elenco: Adam Sandler, Emily Watson, Philip Seymour Hoffman

Todo mundo ficou com o pé atrás em ver um filme com Adam Sandler como protagonista. Mas Paul Thomas Anderson sabe o que faz. Alguém consegue imaginar algum outro ator para esse papel? Acho que não. E viva aos filmes "românticos non-sense"! “Eu tenho um amor em minha vida. Isso me deixa mais forte do que qualquer coisa que você possa imaginar”.


Encontros e desencontros
(Lost In Translation – 2004)
diretor: Sofia Coppola
elenco: Bill Murray, Scarlett Johansson

Pense num filme “indie romântico”. Tudo isso graças a trilha sonora e também pelo clima de Tóquio. Pois é, além de um filme maravilhoso, você ainda ganha um passeio pela cidade. Já perdi a conta de quantas vezes vi esse filme. Talvez o “pior nível” tenha sido no dia que eu assisti em casa sozinho de noite e depois coloquei a trilha sonora enquanto ficava na janela olhando a rua. Foda!


Antes do Amanhecer / Antes do pôr-do-sol
(Before Sunrise / Before Sunset - 1995 / 2004)
diretor: Richard Linklater
elenco: Ethan Hwake, Julie Delpy

Depois de assistir ao filme "Antes do Amanhecer", dirigido pelo gênio Richard Linklater ("Escola do Rock" e "Waking Life"), meu conceito de filmes românticos mudou bastante. Eu achava que depois de "Encontros e desencontros" nenhum outro filme do gênero fosse mexer tanto assim comigo. E isso sem falar na continuação. Talvez esses 2 filmes tenham sido a grande inspiração para a elaboração dessa lista.


Brilho Eterno de uma mente sem lembranças
(Eternal Sunshine of the Spotless Mind – 2004)
diretor: Michel Gondry
elenco: Jim Carrey, Kate Winslet, Kirsten Dunst

Será que a solução do fim de um relacionamento amoroso apagar da memória esses momentos? Com certeza depois de ver esse filme você vai ter certeza que não é uma boa idéia.

O roteiro de Charlie Kaufman é genial, Jim Carrey está fantástico no papel e a direção de Michel Gondry é excelente.



Por uma vida menos ordinária
(Life Less Ordinary – 1999)
diretor: Danny Boyle
elenco: Cameron Diaz, Ewan Mcgregor e HollyHunter

Dois anjos tem a difícil missão de unir um casal. Essa aventura é narrada nesse filme. Ewan é um “loser” que acaba “sequestrando” a filha do seu chefe ao descobrir que perdeu seu emprego de faxineiro para um robô. Durante o “sequestro” é que começa a rolar o clima entre os 2. Mas os anjos vão ter dificuldades para conseguir alcançar seu objetivo.


Abaixo o amor
(Down with love – 2004)
diretor: Peyton Reed
elenco: Ewan Mcgregor, Renee Zellweger

Barbara Novak escreve um livro chamado "Abaixo o amor" que fala sobre como as mulheres podem se tornar independentes e fazer sexo sem amor, como os homens. O livro vira um sucesso mundial. Catcher Block é escritor de uma revista masculina chamada Know que resolve tentar seduzir Barbara para provar que na verdade ela é como todas as outras mulheres e descascará-la. Tudo isso com um visual anos 60, muitas risadas e situações surreais.


Vida de Solteiro
(Singles – 1992)
diretor: Cameron Crowe
elenco: Bridget Fonda, Matt Dillon, Campbell Scott, Kyra Sedgwick

Cameron Crowe mostra um pouco sobre a vida jovem do início dos anos 90 na cidade de Seatle, quando o movimento grunge começava a ganhar fama. Um verdadeiro retrato da época.

E ainda de brinde trechos de shows de bandas locais como Alice in Chains e Soundgarden.


A Noiva-Cadáver
(Corpse Bride – 2005)
diretor: Tim Burton
elenco: Johnny Depp, Helena Bonham Carter

Victor é um jovem que está prestes a se casar. Durante um passeio pela floresta, ainda com dúvidas sobre seu casamento, ele acaba se deparando com a noiva-cadáver do título e vai parar no mundo dos mortos. Com certeza uma história de amor com a cara de Tim Burton, seguindo o mesmo estilo de animação usado em “O estranho mundo de Jack”. Uma mistura de musical, comédia e romance. A cena dos mortos indo ao mundo dos vivos é fantástica!


Tudo acontece em Elizabethtown
(Elizabethtown – 2005)
diretor: Cameron Crowe
elenco: Kirsten Dunst, Orlando Bloom, Susan Sarandon

Cameron Crowe novamente, o único diretor com 2 filmes nessa lista. Realmente, o cara é bom no assunto. E esse filme é mais uma prova disso. Drew é um jovem que acaba de perder seu emprego pois o tênis inventado por ele foi um fracasso. Para completar, ele recebe a notícia que seu pai faleceu. Então ele tem que ir a sua cidade natal para resolver o funeral. E nessa viagem acaba conhecendo Claire, uma aeromoça. A viagem acaba mudando sua vida para sempre, em todos os sentidos.


Hora de voltar
(Garden State – 2005)
diretor: Zach Braff
elenco: Natalie Portaman, Zach Braff

Zach vive Andrew Largeman, um cara que volta a sua cidade natal após nove anos para o enterro de sua mãe. Ele volta a enfrentar o mundo que deixou para trás e percebe como tudo mudou, principalmente ele mesmo. Ele acaba conhecendo Sam (Natalie Portman) que acaba mudando a sua vida.

5 comentários:

Anônimo disse...

Adorei sua seleção de filmes romanticos, vou assistir todos...

Grande abraço...

Sim gostei da foto tmb.

Anônimo disse...

Bem interessante..., mas não podemos classificar todos como filmes românticos.
Faltou colocar nesta lista "Cidade dos Anjos" , "Antes que termine o dia", "Um amor para recordar" e "Derrepente é amor" , esses sim são filmes românticos bons de se ver...

Anônimo disse...

Oi pessoal ai vou assistir alguns desses filmes a gosto de filme romanticos ai gente procura esse filme e muuuito bom uma historia de amor muito boa de um homem que escreve uma histódia de amor dele e da sua amada baixa no progama drea mule se num tiver o progam só i no baixaki enfim o nome do filme é DIARIO DE UMA PAIXÃO esse é muito bom execelente

gilberto disse...

a sua seleçao de filmes romanticos e simplesmente espetacular.parabens.quero aproveitar seu conhecimento no genero de cinema, estou ha muitos anos a procura de um filme cujo o titulo era O ERRO DE SUZAN LAID, assisti este filme nos anos 60 e depois so fiquei na saudade. era um romantico e um exemplo de vida. se tiver alguma noticia me mande , ficarei muito agradecido. shalon

Anônimo disse...

Gostei da idéia do blog, Parabéns,,,tb tenho vontade de ter um blog nesse sentido(falar de tudo um pouco) mas parece q ainda nao encontrei bem o q eu quero.Parabéns