propaganda

sábado, 11 de fevereiro de 2012

As Aventuras de Tintim

Título Original: The Adventures of Tintin (EUA, Nova Zelândia , 2011)
Com: Jamie Bell, Andy Serkis, Daniel Craig, Nick Frost, Simon Pegg, Daniel Mays, Gad Elmaleh, Toby Jones, Joe Starr, Enn Reitel, Mackenzie Crook, Tony Curran, Sonje Fortag e Cary Elwes
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Steven Moffat, Edgar Wright e Joe Cornish
Duração: 107 minutos

Nota: 4 (ótimo)

O ultimo filme que eu tinha visto em 3D foi “Transformers 3”. Mas assistir “As Aventuras de Tintim” no formato valeu muito a pena graças ao incrível visual. O novo filme de Steven Spielberg segue o estilo de seus longas de aventura e pode ser comparado com Indiana Jones, mas numa versão mais infantil.

Inclusive foi assim que ele conheceu o personagem Tintim criado pelo cartunista belga Hergé, quando foi comparado com Indiana. Infelizmente as HQs não são muito conhecidas nos EUA que fez com que Spielberg demorasse tanto para conseguir levar a diante o projeto de um filme dele. Ao se juntar com Peter Jackson na produção a coisa ficou mais fácil e apesar de continuar sem fazer sucessos nos EUA, no resto do mundo e inclusive aqui no Brasil a bilheteria tem sido muito boa.

A decisão de filme usando a técnica de captura de movimento, utilizada em filmes como “O expresso polar” e “A lenda de Beowulf”, se mostrou bastante acertada. O visual e o realismo ficou tão impressionante que as vezes até se esquece que trata-se de uma animação. Além disso, com esse recurso ficou muito mais fácil criar cenas de ação e aventuras muito boas que no “mundo real” seriam bastante complicadas.

Na história o repórter Tintim (dublado por Jamie Bell) acaba se envolvendo numa confusão ao comprar uma réplica de um navio que esconde o segredo de um suposto tesouro. O vilão Ivan Sakharine (Daniel Craig) vai atrás do repórter que acaba indo parar no navio do capitão Haddock (Andy Serkis), último descendente da família que pode ser capaz de resolver o segredo. Eles se juntam para ir atrás das pistas para evitar que o vilão descubra primeiro.

A história é bem simples com alguns clichês, mas não chega a comprometer o filme. Ainda mais que o público alvo é o infanto-juvenil. Então para compensar as cenas de aventura e ação são muito boas, tem um ritmo incrível de tirar o fôlego em alguns instantes. Escrito por Steven Moffat, o roteiro depois sofreu uma “polida” de Edgar Wright (Scott Pilgrim, Shaun of the Dead) e Joe Cornish.

O elenco conta com a pessoa mais experiente na técnica de captura de movimento: Andy Serkis. Depois de Gollum do Senhor dos Anéis e do macaco de “Planeta dos Macacos: A Origem”, aqui ele faz um papel mais comum. Jamie Bell, conhecido por seu papel em Billy Elliot, também está muito bem como Tintim. Ainda temos Daniel Craig com o vilão. E já que Wright está no roteiro, temos a dupla de atores Simon Pegg e Nick Frost como uma dupla de policiais bem engraçada.

O resultado é uma ótima aventura para todas as idades que conta com um visual incrível que usa muito bem o recurso 3D. Somado ao um elenco muito bom e uma história divertida temos um filme bem legal ao molde das principais aventuras de Spielberg como o já citado Indiana Jones.

Um comentário:

Marcio Melo disse...

Continuo sem vontade de encarar as Aventuras de Tintim nos cinemas