propaganda

segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

Melhores cds de 2006

Agora é a vez da lista de melhores cds de 2006. Assim como a de filmes, sem ordenação. Eu já devo ter explicado antes, mas na parte musical eu só costumo colocar os melhores. Ano passado eu acabei não postando a lista de melhores cds nacionais, mas esse ano ela está presente. São 10 cds internacionais e 5 nacionais. E como eu tenho falado pouco sobre música, irei fazer comentários sobre cada escolhido. Tentarei também em 2007 escrever mais sobre música. Agora escrever resenha sobre todos os cds que eu ouvi esse ano ia ser complicado. Mas enfim, sem mais enrolação vamos as listas:

Internacionais:

Muse - Black holes and revelations

Esse é o quarto cd dessa banda que cada vez mais se afasta da sombra da comparação com o Radiohead. Novas influências, músicas mais dançantes, resultado de terem resolvido gravar o cd nos EUA. Cada vez mais sou fã e espero eles virem tocar lá no Brasil.

Link

Placebo - Meds

Depois deles terem tocado aqui em Salvador fiquei ainda mais fã da banda. Com mais de 10 anos de carreira eles lançam seu 5º cd e continuam bons como sempre. Devem passar lá no Brasil agora em 2007, mas acho difícil tocarem por aqui novamente. Não custa sonhar.

Red Hot Chili Peppers - Stadium Arcadium

Depois do péssimo show no Rock in Rio e do último cd "By the way", tinha perdido minhas esperanças com o Red Hot. Mas esse novo cd mostra que os caras ainda tem muita coisa para mostrar. Um cd duplo, bastante ousado e muito bom.

Link

Scissor sisters - Ta-Dah

Essa banda já tinha entrado na minha lista de melhores com seu 1º cd e estão aqui novamente com o 2º. Mistura de música dance com rock, nesse novo trabalho tiveram até participação especial de Elton John que com certeza é uma das grandes influências deles. "I don´t feel like dancing" é ótima para pista de dança.

Strokes - First Impressions of Earth

Esse cd foi lançado oficialmente no início de 2006, mas já estava na internet desde o final de 2005 quando eles tocaram lá no Brasil. Esse 3º cd comprova mais uma vez sua qualidade. "Juicebox" foi uma das músicas mais tocadas na NAVE.

The Kilers - Sam´s Town

O 2º cd é sempre um problema, provar que a banda tem mesmo qualidade. O Killers toma novos rumos musicais, dando um passo a frente, sem deixar sua sonoridade de lado. O resultado é um cd excelente, difícil de ouvir na primeira vez por não ser tão "dançante" quanto o primeiro. Músicas como "Bones" (com clipe dirigido por Tim Burton) e "When you were young" são alguns dos destaques.

The Raconteurs - Broken Boys Soldiers

Projeto "paralelo" de Jack White (White Stripes) junto com o amigo Brendan Benson. A parceria acabou virando cd e a banda que fez turnê em 2006. Será esse o fim do White Stripes? Parece que não, esse ano a banda deve lançar cd. Jack parece não perder nunca sua inspiração para música.

Link

The Rapture - Pieces of people we love

Depois de ter visto o show deles no Tim Festival de 2004 virei fã. Música eletrônica, rock, new age, são muitas as influências. Esse novo trabalho mostra que eles continuam mandando bem. Algumas boas músicas para a pista de dança.

Yeah Yeah Yeahs - Show your bones

Depois de ouvir esse 2º cd, o "tosco" 1º cd faz muito mais sentido. A banda evoluiu bastante, alcançou novas sonoridades sem deixar a "tosqueira" de lado. Esse cd é tão bom que me influenciou bastante na decisão de ir ao Tim Fesival de 2006. Valeu muito a pena, ao vivo é muito bom. Agora eu sou fã!

Wolfmother

É normal bandas novas se inspirarem em sons antigos para criar algo "moderno" e totalmente "novo". Assim é o Wolfmother, trazendo de volta o melhor dos anos 70. Isto é, rock da melhor qualidade! O bom e velho rock´n roll.

Link

Nacionais:

Moptop

Banda carioca que faz um som que lembra bastante o Strokes, mas com suas próprias características e qualidades. Eles ganharam destaque em 2006 por terem produzido um "Faking Of" da gravação do cd, isto é, uma paródia sobre o Making Of. Procurem no YouTube.

Matanza - A Arte do Insulto

Depois do tirbuto a Johnny Cash o Matanza lança seu novo trabalho com músicas inéditas. O seu som pode ser definido como uma espécie de "country-hardcore". Esse é seu 3º cd, e eles já se mostram bem mais maduros. Suas letras continuam altamente afiadas.

Cascadura - Bogary

Banda de Salvador com mais de 10 anos de estrada lançando o seu quarto cd. Eles vêm se destacando na cena nacional, lançaram esse trabalho na revista Outra Coisa, se apresentaram pelo Brasil, tocaram no programa do Jô e continuam aí na luta. Esse cd é tão bom quanto o anterior "Vivendo em grande estilo".

Falcão - What the Porra is this?

Vocês ainda lembram de Falcão? Pois é, o cara ainda é vivo e lançou o seu 8º cd. Suas letras geniais continuam a mesma. A boa e velha esculhambação fazem parte de sua marca registrada. Suas filosofias são fantásticas. Coisas tipo "qualquer um pode ser um vencedor, basta não haver concorrentes". O cara é gênio! Depois de ter cds lançados por uma grande gravadora, ele volta a ser independente.

Sepultura - Dante XXI

Disco temático baseado no livro "A divina comédia" de Dante Alighieri escrito em 1306. Assim como o livro o cd é separado em inferno, purgatório e paraíso. O Sepultura continua sendo a melhor banda de rock do Brasil, mesmo com a saída do baterista Iggor Cavalera.

Link

Confiram também as listas dos anos anteriores:
Melhores cds nacionais de 2003
Melhores cds internacionais de 2003
Melhores cds 2004
Melhores cds 2005

Nenhum comentário: